O Bling possui integração com a plataforma logística Melhor Envio. A integração possibilita:
- Obtenção de cotações de frete
- Envio de etiquetas para o carrinho do Melhor Envio
- Impressão de etiquetas
- Rastreamento das entregas aos clientes
Observação
Esta é a nova versão da integração, desenvolvida de forma nativa pelo Bling. Se você possui a versão personalizada da integração e deseja utilizar a nova versão, basta seguir os passos deste manual.
Pré-requisitos
Para utilizar a integração antes é necessário cadastrar-se no site do Melhor Envio.
Para cadastrar-se clique aqui e preencha seus dados.
Leia o manual e veja também o vídeo com o passo a passo da configuração:
Configuração
Para configurar a integração acesse Preferências > Logística > Configurações de integrações logísticas e clique em "Incluir" para configurar uma nova integração logística.
Na tela de configuração:
- Crie um nome para essa logística
- Selecione a integração
- Clique em AUTENTICAR
Você será direcionado para o site do Melhor Envio para autorizar o aplicativo Bling. Caso não esteja logado no Melhor Envio, você verá a tela de login, onde deve inserir suas credenciais. Caso já estiver logado, você verá a tela a seguir:
Ao clicar em autorizar, você deverá dar permissão e seguir o preenchimento do formulário:
- Preencha CNPJ e IE, caso sejam diferentes do cadastrado no Melhor Envio.
- Customize prazo e valores adicionais ao frete, caso desejar.
- Habilite os serviços de entrega que pretende utilizar.
- Preencha as dimensões do pacote padrão.
- Configure o seguro.
- Se desejar, habilite os serviços de Mão Própria e Aviso de Recebimento dos Correios.
Ao habilitá-los, todas as cotações realizadas pela integração, utilizarão estes serviços adicionais. Atenção: essa configuração altera o valor do frete resultante. - Caso esteja utilizando Jadlog, selecione a sua agência de postagem.
Após autorizar o aplicativo, você será direcionado de volta para o Bling.
Escolha um modelo de etiqueta, ou deixe Padrão de preferir e escolha se deseja ativar a opção de enviar e-mail ao destinatário da mercadoria quando houver atualização nas situações de entrega.
Configurar serviços de entrega
Para adicionar os serviços, selecione o contato da Transportadora (opcional) - se estiver previamente cadastrada - escolha o Serviço e clique em Adicionar.
Você pode configurar Aliases para os serviços. Estes aliases serão utilizados para a vinculação automática da modalidade de frete, ao importar os pedidos das lojas virtuais e devem ser adquiridos com a plataforma.
Utilização dos serviços
Após configurar sua integração, você poderá selecionar os serviços em um Pedido de Venda ou Nota Fiscal. Entre no menu Vendas > Pedidos de Vendas, ou Vendas > Notas Fiscais (se a nota já foi gerada mas ainda não foi emitida)
- Logística: selecione a integração logística do Melhor Envio que foi configurada.
- Serviço: selecione o serviço de entrega a ser utilizado.
Se necessário poderá adicionar mais objetos no final da linha. Cada objeto adicionado ao pedido, representa um volume, que terá um código de rastreamento específico.
Envio de etiquetas para o carrinho
Todos os objetos de postagem (ou etiquetas) gerados no Bling podem ser enviados para o carrinho de compras do Melhor Envio
Antes de enviar as etiquetas para o carrinho, elas devem ser adicionadas em remessas de postagem. Cada remessa de postagem conterá os objetos de postagem de um pedido ou nota.
Geração de remessas
Todos os objetos de postagem (ou etiquetas) gerados no Bling podem ser enviados para o carrinho de compras do Melhor Envio.
Antes de enviar as etiquetas para o carrinho, elas devem ser adicionadas em remessas de postagem. Cada remessa de postagem conterá os objetos de postagem de um pedido ou nota.
Para gerenciar as remessas de postagem, acesse Vendas > Integrações Logísticas
Abra o FILTRO e selecione a logística da Melhor Envio
Selecione os objetos de postagem desejados e clique em Gerar remessa selecionados.
Após clicar em Gerar remessa selecionados você será direcionado para a página da remessa, onde serão exibidos alguns dados da remessa e a lista com os objetos de postagem selecionadas anteriormente.
Neste momento os objetos serão pré-validados pelo sistema, aqueles com problemas serão destacados, conforme o exemplo a seguir.
Ao clicar em um objeto de postagem da lista, as informações dele são exibidas. Estas informações podem ser editadas a qualquer momento, antes que a remessa seja enviada.
Objetos com problemas de validação recebem um ícone informativo.
Ao clicar sob o ícone de informação, é exibida uma lista com os problemas a serem corrigidos, conforme o exemplo a seguir:
No objeto de postagem, é possível editar as seguintes características do objeto (utilizadas para o cálculo de frete e envio das encomendas):
- Serviços adicionais: clique para expandir e escolher opções como Aviso de Recebimento, Mão Própria e Valor Declarado.
- Aviso de recebimento: é um serviço adicional dos Correios, que permite comprovar ao remetente a entrega do objeto.
- Mão própria: é um serviço adicional dos Correios, com o qual é garantido que o objeto será entregue somente ao destinatário.
- Valor declarado: representa o valor declarado da mercadoria, que será assegurado pelas transportadoras em casos de avaria ou extravio.
- Características: clique para expandir os detalhes do objeto de postagem.
- Tipo do objeto: tipo de objeto que será enviado. Para o Melhor Envio, mantenha sempre selecionado o tipo Pacote/Caixa.
- Embalagem: é possível escolher uma embalagem para envio dos produtos daquele volume (são consultadas apenas embalagens com situação ativa, para mais informações acesse o Manual de Embalagens).
- Peso bruto: peso total do volume em quilogramas (peso bruto = peso líquido + peso embalagem).
- Dimensões (em centímetros). Caso uma embalagem for selecionada, os dados a seguir serão configurados automaticamente:
- Altura do volume.
- Comprimento do volume.
- Largura do volume.
Na aba Endereço destinatário é possível informar um endereço de entrega alternativo, diferente do endereço de cobrança cadastrado no contato do cliente.
Na aba Cotação é possível obter a estimativa de entrega e o valor aproximado da entrega (veja a seção Cotação de frete deste manual).
Na aba Rastreamento será exibida a última situação de sua entrega, caso houver (veja a seção Rastreamento deste manual).
Envio de remessas
Após as informações do objeto serem corretamente preenchidas, pode ser realizado o envio das remessas de postagem. O envio pode ser realizado de duas formas:
- Individualmente, clicando em ENVIAR no menu à frente do objeto
ou
- Em lote, clicando em Adicionar ao carrinho, no menu do lado direito da tela
Ao efetuar essa operação, as etiquetas contidas nas remessas serão inseridas no carrinho de compras do Melhor Envio.
Observações:
- As remessas que possuem encomendas com erros, não poderão ser enviadas até serem corrigidas.
- As remessas podem ser excluídas a qualquer momento, enquanto estiverem com a situação Em aberto ou Cancelado.
- Após o envio, caso as etiquetas forem recebidas corretamente pelo Melhor Envio, a situação da remessa é alterada automaticamente para Emitida.
- Caso o pedido ou nota fiscal possuir mais de um objeto de postagem (pedido multi-volumes), serão geradas etiquetas no Melhor Envio conforme a quantidade de objetos.
Validação de etiquetas
Na validação das etiquetas podem ocorrer as seguintes situações:
- Número da nota fiscal ou chave da NF-e devem ser preenchidos:
Se for gerada nota fiscal do pedido de venda, a nota deve ser autorizada antes de enviar as remessas, para que os dados fiscais sejam enviados juntamente.
- Campos do remetente ou destinatário não preenchidos ou ultrapassando o limite:
Quando um campo não for preenchido ou estiver ultrapassando o limite de caracteres, será exibida uma mensagem com a descrição do campo que deve ser ajustado.
Para ajustar os seus dados (remetente), acesse Preferências > Empresa > Alterar dados da empresa.
Dados de endereço como nome da pessoa, rua, número, bairro, cidade, estado e CEP devem estar devidamente preenchidos para ambos. Exclusivamente para o destinatário, o campos e-mail também é obrigatório.
- Demais problemas de validação
As situações descritas acima são pré validadas no Bling. Quaisquer outros avisos ou erros, são resultantes da validação por parte do Melhor Envio. Nestes casos deve-se avaliar a mensagem retornada, se possível deve-se corrigir o problema e enviar o pedido novamente. Caso não for possível resolver, deve-se entrar em contato com a equipe do Bling, informando a mensagem erro.
- Remessas com múltiplos volumes
Se a remessa possuir vários objetos (etiquetas) e houver problema nos dados de algum volume, ele pode ser rejeitado pelo Melhor Envio. Quando isso ocorrer, a remessa será separada entre os objetos aceitos e objetos rejeitados.
É possível reenviar a remessa de objetos rejeitados após corrigir os dados incorretos.
- Agência Azul Cargo Express inválida
Atualmente, o Melhor Envio liberou os serviços da Azul Cargo apenas para cotações de frete. O envio de etiqueta para o carrinho e sua impressão ainda não estão disponíveis via integração, estes passos devem ser realizados no painel do Melhor Envio.
Impressão de etiquetas
Após inserir as etiquetas no carrinho através do Bling, é necessário acessar o Melhor Envio e finalizar a compra destas etiquetas. Somente após finalizar a compra a impressão das etiquetas é liberada.
Onde a funcionalidade de impressão está disponível?
- Na listagem de pedidos de venda (menu Vendas > Pedidos de venda): utilizar a opção "Imprimir Etiqueta de Envio", localizada no menu (
) à frente de cada venda (ícone em forma de V na listagem).
- Na listagem de notas fiscais (menu Vendas > Notas fiscais): utilizar a opção "Imprimir Etiqueta de Envio", localizada no menu (
) à frente de cada nota fiscal (ícone em forma de V na listagem).
- Na listagem de objetos de postagem (menu Vendas > Integrações Logísticas): utilizar a opção "Imprimir Etiquetas", no menu lateral de ações.
- Na edição de uma remessa de postagem (menu Vendas > Integrações Logísticas, clicar em Visualizar remessas, no menu lateral de ações): utilizar a opção "Imprimir etiquetas selecionadas".
- No módulo de Checkout de Pedidos de Venda (menu Vendas > Checkout de Pedidos de Venda): utilizar a opção "Imprimir etiqueta de envio" ou habilitar a impressão automática, para imprimir após a conclusão do checkout.
Observação
As opções de impressão de etiquetas no menu de ações das vendas e notas fiscais, não imprimem etiquetas no formato do Melhor Envio.
Ao utilizar uma das opções acima, você será direcionado para o site do Melhor Envio, e uma tela de pré-impressão será exibida, conforme o exemplo a seguir:
Na tela acima, clique em GERAR ETIQUETAS ABAIXO. A partir disso, os códigos de rastreio, etiquetas e as declarações de conteúdo (caso houver) são geradas, conforme o exemplo da imagem a seguir:
Observação
As etiquetas são impressas diretamente no Melhor Envio. Não é possível customizá-las no Bling.
Endereço do remetente
Por padrão, as etiquetas são impressas utilizando o endereço geral do remetente, cadastrado na sua conta do Bling. Para utilizar um endereço diferente, deve-se cadastrar unidades de negócio (filiais).
Veja como cadastrar unidades de negócio no manual a seguir: Gerenciar Filiais
Após cadastrar uma unidade, ela deve ser vinculada ao pedido destinado ao Melhor Envio. Dessa forma, quando enviar as etiquetas para o carrinho do Melhor Envio, o endereço considerado será o da unidade de negócio.
Cotação de frete
É possível realizar no Bling a cotação de frete para as modalidades de entrega do Melhor Envio.
Ao salvar uma venda com Objetos de Postagem, a obtenção da cotação é realizada automaticamente levando em consideração as informações da venda.
Pode-se também realizar a cotação manualmente tanto no contexto dos pedidos de venda e notas fiscais, quanto no módulo de Integrações Logísticas. A imagem a seguir demonstra os passos para se obter as cotações na seção de transporte de um pedido de venda:
- CEP Origem: se o pedido/nota possuir uma loja e unidade de negócio vinculada, é considerado o CEP da unidade, caso contrário, é considerado o CEP do cadastro de sua empresa no Bling.
- CEP Destino: é considerado o CEP do cadastro de seu cliente, ou o CEP do endereço de entrega, se estiver configurado.
- Embalagem: é opcional cadastrar as embalagens utilizadas. Se possuir embalagens cadastradas o sistema seleciona uma embalagem apropriada conforme o volume cúbico dos itens do pedido em comparação ao volume da embalagem. Para mais detalhes, consulte o Manual de Embalagens
- Valor declarado: >valor assegurado pela transportadora. O campo é preenchido automaticamente conforme o valor total da venda ou o valor dos produtos (conforme as opções de configuração).
- Peso: o campo é preenchido conforme o campo peso bruto no pedido. Para pedidos com múltiplos volumes, deve ser editado conforme a distribuição dos produtos em cada volume.
- Largura: preencha com a largura do pacote/caixa do volume.
- Altura: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.
- Comprimento: preencha com o comprimento do pacote/caixa do volume.
- Aviso de recebimento: serviço adicional disponível para Correios. Permite ao remetente comprovar o recebimento do volume. Ao utilizar, podem haver cobranças adicionais.
Atenção: se essa opção estiver ativa na configuração da integração, no painel do Melhor Envio, será considerado como padrão para todas as cotações. - Mão própria: serviço adicional disponível para Correios. Garante que apenas o destinatário possa receber a encomenda. Ao utilizar, podem haver cobranças adicionais.
Atenção: se essa opção estiver ativa na configuração da integração, no painel do Melhor Envio, será considerado como padrão para todas as cotações.
Após preencher os dados acima, pressione Obter cotação Será obtido os valores de frete para cada serviço de entrega do Melhor Envio configurado.
- Serviço de entrega: selecione o serviço de entrega desejado para o volume.
- Serviço indisponível: caso algum serviço não esteja disponível, o motivo é exibido ao clicar no ícone de informação.
Após selecionar o serviço de entrega desejado, clique em SALVAR.
Após salvar o pedido/nota com objetos de postagem, a cotação também pode ser obtida no módulo de integrações logísticas. Em Vendas > Integrações Logísticas escolha sua integração Melhor Envio no filtro de integrações. Será exibida a listagem de objetos de postagem. Clique no objeto que deseja obter a cotação, verifique os dados do volume, e pressione Obter Cotação, conforme a imagem a seguir:
Na aba de Dados gerais, ao clicar no link Serviços adicionais, pode-se ativar o Aviso de recebimento, Mão própria e Valor declarado. Clicando no link Características pode-se visualizar e editar as características do volume.
Enquanto na aba Cotação, é possível obter a cotação com as informações inseridas. Neste contexto, a modalidade de entrega já estará escolhida, por esse motivo é retornada apenas a cotação da modalidade definida no objeto.
Rastreamento
Após o envio das remessas de encomendas, é possível acompanhar o andamento da entrega das mercadorias, verificando as mudanças na situação de rastreamento.
É possível visualizar estas informações na listagem de pedidos de venda, notas fiscais e de objetos de postagem no módulo de integrações logísticas.
Os rastreamentos são sincronizados de forma automática, de hora em hora. Também é possível realizar a sincronização manual para cada objeto, pressionando o botão SINCRONIZAR.
Para mais detalhes é necessário acessar o link Histórico na logística, onde é possível consultar o histórico completo da entrega da mercadoria.
Também é possível enviar informações de rastreamento dos objetos para o e-mail do destinatário ou para suas plataformas de venda. Para entender como configurar, acesse o Manual de Rastreamento de Objetos