Visão geral
O Bling permite a integração de pedidos e produtos com a Colombo.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na Colombo esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na Colombo. Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a Colombo.
Fluxograma ideal
Cenário 3
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados em ambas as plataformas, ou seja, tanto no Bling quanto na Colombo. Neste caso, deverá fazer o vínculo manual ou entre em contato com nosso suporte para mais informações.
Configuração na Colombo
Acesse o painel da Colombo no menu Configurações > Meus Dados e guarde os códigos de Token de integração e Chave de integração, pois serão utilizados no Bling no próximo passo.
Configuração no Bling
Para configurar sua plataforma da Colombo no Bling, você deve acessar Preferências > Integrações > Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces.
Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
- Crie um nome para a sua integração
- Insira os dados de token e chave, coletados na Colombo
- Após testar e salvar a integração, clique nela para abri-la novamente e poderá copiar a URL API para inserir na Colombo.
Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - Colombo) está funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.
Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). Ao abrir a linha você encontrará todos os parâmetros disponíveis para essa funcionalidade.
Regras de Operação
Produtos
- Atualizar o estoque no canal de vendas: Se ativada, o estoque dos produtos é sincronizado com o canal de vendas de forma automática.
- Nesse caso, seleciona-se o estoque que deseja considerar para essa plataforma.
Vendas
Na ‘Exportação de Vendas’, escolha entre as opções:
- Enviar os dados fiscais ao emitir a NF: se ativada, assim que a nota for autorizada, os dados fiscais são enviados para a plataforma automaticamente.
- Enviar o código de rastreio ao emitir a NF: se ativada, assim que a nota for autorizada, se houver código de rastreio, ele será enviado para a plataforma automaticamente.
Integração automática
Para que seus pedidos de venda sejam importados para o Bling de forma automática, na aba de Integração automática
- Ative a opção Status do pulling
- Selecione a situação dos pedidos que você deseja que o sistema importe.
Feito todos os processos listados acima, basta clicar em salvar para que já inicie a utilização da integração.
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Produto Simples
Observação: É preciso possuir no mínimo 3 imagens no produto que será exportado.
Para realizar a Exportação de produtos para a Colombo acesse Cadastros > Produtos, na tela de produtos, selecione os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito.
Abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Variação
Observação: É preciso possuir no mínimo 3 imagens nas variações que serão exportadas.
Para realizar a Exportação de produtos com Variação para a Colombo, acesse Cadastros > Produtos, na tela de produtos, selecione apenas os produtos pais dos produtos que deseja enviar para a plataforma, e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito.
Abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda, o qual iniciará o processo de exportação.
Ao final, será mostrado o resultado da exportação.
OBSERVAÇÃO:
- Produtos com variação são exportados, porém são reconhecidos como produtos Simples na plataforma. A vinculação entre os produtos é feita internamente pela Colombo.
- O SKU dos produtos deve conter apenas caracteres alfanuméricos com no máximo 50 caracteres.
- Produtos com composição são exportados, porém são considerados produtos Simples na Colombo.
- Após exportados os produtos ficam pendentes de aprovação (em Moderação) quando enviados. Disponível para consulta dos mesmos pela opção “Situação de carga”, pesquisando pelo SKU do produto.
Dados exportados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Colombo.
Nome |
Código (SKU) |
Classificação Fiscal (NCM) |
Preço |
Preço Promocional |
Situação |
Peso Bruto |
GTIN/EAN |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Crossdocking |
Imagem* |
Garantia |
Categoria |
|
|
|
* Imagem: As imagens exportadas para o Colombo, devem possuir um tamanho máximo de 1MB além de pertencer a uma das extensões a seguir: jpg e jpeg.
OBS: o link da imagem deve ter no máximo 2000 caracteres.
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a Colombo, acesse Cadastros > Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos, selecione os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito.
Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.
Sincronização de Estoque
Para sincronizar o estoque do Bling para a Colombo, acesse Cadastros > Produtos, você será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos, selecione os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito.
Após clicar, abrirá uma janela para que seja selecionado a loja virtual e, se houver mais de um depósito, você poderá selecionar qual deles deseja considerar para o estoque desta loja.
Categorias
Consiste em gerenciar o vínculo entre as categorias criadas no Bling com as do canal de venda. Para mais informações clique aqui.
Vinculação
Para vincular as categorias do Bling com as categorias já existentes no canal de venda, vá até o menu Preferências () > Cadastros > Categoria de produtos e do lado direito da tela, clique em Vincular Categorias Multiloja. Abrirá uma janela para que seja selecionado a loja virtual. Após selecionar a configuração é necessário clicar no botão de listagem, que está situado ao lado da configuração, para que assim seja listados as categorias.
Para finalizar a vinculação de categorias, é necessário selecionar uma categoria para que fique associada à categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA. Com a vinculação feita, basta clicar em 'Salvar' para gravar as informações.
Importação de pedidos
Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.
Para realizar a importação de pedido da Colombo, acesse Vendas > Pedido de Venda Multiloja, na tela de importação de pedidos, existem diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja.
Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.
Envio de dados
O envio de dados, consiste em enviar/alterar informações referente a um(ns) pedido(s). O Bling permite enviar as seguintes informações:
- Código de Rastreio
- Dados da NF-e
- Troca de status
Estes dados podem ser enviados de 2 formas, em Venda > Pedido de Venda ou em Venda > Nota Fiscal, selecionando os pedidos/notas desejadas e no menu lateral direito clicando em Enviar dados loja virtual. Após, selecione os dados que deseja enviar e clique Sim para que seja enviado as informações, ao final será mostrado o resultado da mesma.
OBSERVAÇÃO:
- Enviar NFe: alteração do status do pedido para o status “Faturado”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Liberado”. Dados enviados (data de autorização, número da nota, chave de acesso).
- Enviar Rastreamento: Alteração do status do pedido para o status “Enviado”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Faturado”. Dados enviados (código de rastreio).
- Status para “Entregue”: Alteração do status do pedido para o status “Entregue”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Enviado”
- Status para “Indisponível”: Alteração do status do pedido para o status “Indisponível”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Liberado”.
Dados enviados
Nota Fiscal
Chave de Acesso
Data da Autorização
Número da Nota
Para o status Faturado - só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for ‘Liberado’.
Rastreamento
Altera o status para “Enviado” - só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Faturado”.
Troca de Status
Status para “Entregue”: Alteração do status do pedido para o status “Entregue”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Enviado”.
Status para “Indisponível”: Alteração do status do pedido para o status “Indisponível”. Só poderá ser atualizado quando o status atual do pedido for “Liberado”.