Visão geral
A integração do Bling com a Z3 permite integrar: pedidos, produtos, variações, status de pedidos, preços e estoque.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados na Z3 e a base de produtos no Bling esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma importação de produtos do canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na Z3 E Commerce esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 3
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados em ambas as plataformas, ou seja, tanto no Bling quanto na Z3 E Commerce. Assim recomenda-se efetuar uma importação de todos os produtos da Z3 E Commerce para o Bling e posteriormente todos os produtos do Bling para a Z3 E Commerce. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
OBSERVAÇÕES
- Os produtos com mesmo Código (SKU) irão se atualizar no momento da Importação/Exportação.
- Se os produtos possuem códigos diferentes em cada uma das plataformas, irá gerar duplicidade, recomendamos que entrem em contato com nosso suporte para que ele possam analisar a melhor alternativa a ser tomada.
Fluxograma ideal
Cenário 4
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na Z3 E Commerce. Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a Z3 E Commerce. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
Fluxograma ideal
Configuração no Bling
Para configurar sua plataforma Z3 E Commerce no Bling, você deve acessar Preferências -> Integrações -> Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração que deseja configurar, para que seja direcionado à área de cadastro.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - Z3 E Commerce) está funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.
Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). Ao abrir a linha você encontrará todos os parâmetros disponíveis para essa funcionalidade.
Feito todos os processos listados acima, basta clicar em salvar para que já inicie a utilização da integração.
Obtendo a chave da API
Para obter a chave da API acesse a sua loja virtual.
No menu superior, acesse Minha loja -> Configurações:
A chave da API aparece na parte superior dessa tela, ao lado do título "Configurações da loja".
Importação de produtos
Consiste em criar/atualizar produtos do canal de venda no Bling.
OBS: São importados produtos Simples e com Variação.
Para realizar a importação de produtos da Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, existe uma opção no menu direito chamada Importar Produtos Multiloja, e é esta opção que você deve clicar. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de importação. Ao final do mesmo, será mostrado o resultado da importação.
Dados importados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Z3 E Commerce.
Nome |
Código (SKU) |
Preço |
Preço Promocional |
Situação do Produto |
Peso Líquido |
Peso Bruto |
Preço Custo |
GTIN/EAN |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Imagem |
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Para realizar a Exportação de produtos para a Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Variação
Para realizar a Exportação de produtos com Variação para a Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar apenas os produtos pais dos produtos que deseja enviar para a plataforma, e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
OBSERVAÇÃO:
- Não se preocupe, o Bling se encarregará de enviar as variações automaticamente para a Z3 E Commerce.
- A estrutura das variações deve estar de acordo com os padrões preestabelecidos pelo Bling, para saber mais acesse o Manual de Variações de Produtos .
Dados exportados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Z3 E Commerce.
Nome |
Código (SKU) |
Classificação Fiscal (NCM) |
Preço |
Preço Promocional |
Situação |
Peso Bruto |
GTIN/EAN |
Descrição Complementar |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Condição |
Imagem |
Categoria |
|
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.
Sincronização de Estoque
Para sincronizar o estoque do Bling para a Z3 E Commerce, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma .
Atualização de Estoque
Na integração com a Z3 E Commerce, é possível atualizar o estoque dos produtos desta plataforma, a partir de lançamentos realizados no Bling.
Para isso é necessário que a opção de atualizar estoque esteja marcada na configuração da loja.
A cada lançamento de estoque no Bling, o saldo do respectivo será refletido/alterado também na Z3 E Commerce.
OBS: A atualização de estoque aplica-se somente as lojas marcadas como ativas.
Também é possível atualizar o estoque de produtos específicos através da opção de exportação de produtos no cadastro ou pela sincronização de estoque.
Categorias
Consiste em gerenciar o vinculo entre as categorias criadas no Bling com as do canal de venda. Para mais informações clique aqui.
Exportação
Para exportar as categorias do Bling para o canal de venda, basta selecionar as categorias que deseja criar no canal de venda, ir até o menu lateral direito e clicar em Exportar Categorias Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda, a qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Vinculação
Para vincular as categorias do Bling com as categorias já existentes no canal de venda, basta ir até o menu lateral direito e clicar em Vincular Categorias Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda. Após selecionar a configuração é necessário clicar no botão de listagem, que esta situado ao lado da configuração, para que assim seja listados as categorias.
Com a listagem exibida, seja disponibilizado 3 colunas (Código, Categoria Loja e Categoria Sistema).
- Código: Identificador da categoria no canal de venda
- Categoria Loja: Estrutura/Nome da categoria no canal de venda
- Categoria sistema: Estrutura/Nome da categoria no Bling
Para finalizar a vinculação, é necessário selecionar uma categoria no Bling para que fique vinculado a categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA. Com a vinculação feita, basta clicar em salvar para gravar as informações.
Importação de pedidos
Consiste em criar o pedido do canal de venda no Bling.
Para realizar a importação de pedido da Z3 E Commerce, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Nesta tela, existe diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros (caso desejado) e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Ao final do processo será mostrado o resultado da importação.
Envio de dados
O envio de dados, consiste em enviar/alterar informações referente a um(ns) pedido(s). O Bling permite enviar as seguintes informações:
- Código de Rastreio
- Dados da NF-e
- Troca de status
Estes dados podem ser enviados de 2 formas, através da Venda (Vendas ->Pedido de Venda) ou pela Nota Fiscal (Venda->Nota Fiscal), selecionando os pedidos/notas desejadas e no menu lateral direito clicando em Enviar dados loja virtual. Após clique abrirá uma janela para que seja selecionado a opção da configuração de canal de venda, e os a dados que se quer enviar. Com os mesmos selecionados, basta ir em Sim para que seja enviado as informações, ao final será mostrado o resultado da mesma.
Dados enviados
Nota Fiscal
Chave de Acesso |
Status (Faturado) |
Código de Rastreio
Código de Rastreio |
Método Logístico |
Transportador |
Status (Enviado) |
Troca de Status
Entregue
Cancelado