Visão geral
O Bling permite a integração de produtos com a WebStore.
Cenários Ideais
Abaixo segue as situações mais comuns vistas, e qual a melhor fluxo para integrar sem cometer erros.
Cenário 1
Este cenário compreende que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na WebStore esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda para o Bling.
Fluxograma ideal
Cenário 2
Este cenário compreende que não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na WebStore. Assim recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a WebStore. Isso vai fazer com que seus produtos fiquem vinculados entre as plataformas.
Fluxograma ideal
Configuração
No Bling (Passo 1)
Para configurar sua plataforma WebStore no Bling, você deve acessar Preferências ( ) > Sistemas > Usuários e usuário API
Clique em Incluir usuário > API
Informe os dados solicitados, gere e copie uma Chave API.
Após liberar as permissões, salve.
Se houver dúvidas no processo da criação do usuário API, veja como criar.
A próxima configuração é feita no painel da Webstore.
Na Webstore
Entre no seu painel da Webstore, abra o menu e clique em Aplicativos
Procure o aplicativo do Bling e clique em Configurar.
Na tela seguinte, clique em Já possuo cadastro no Bling e cole a chave API gerada aqui no Bling.
Salve e copie as informações de App ID e App secret, pois ela deverão ser informadas no Bling.
No Bling (Passo 2)
Entre no menu Preferências > Integrações > Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração que deseja configurar, para que seja direcionado à área de cadastro.
Nesta área, será necessário preencher os dados de sua integração.
Após completar as informações necessárias, valide se a comunicação entre as plataformas (Bling - Webstore) esta funcionando corretamente, para isso, basta clicar no botão Testar.
Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções.
Todas as opções estão separadas em abas que as distinguem, como por exemplo, itens relacionados a produtos ficam na aba produtos.
Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). Ao abrir a linha você encontrará todas as opções disponíveis para essa funcionalidade.
Feito todos os processos listados acima, basta clicar em salvar para que já inicie a utilização da integração.
Exportação de Produtos
Consiste em criar/atualizar produtos existentes do Bling no Canal de Venda.
Para realizar a Exportação de produtos para a Webstore, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a Webstore, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação. Ao final será mostrado o resultado da exportação.
Dados exportados
Segue tabela abaixo das informações enviadas a Webstore.
Nome |
Código (SKU) |
Unidade |
Classificação Fiscal (NCM) |
Preço |
Preço Promocional |
Peso Bruto |
Preço de Custo |
GTIN\EAN |
Largura |
Altura |
Profundidade |
Descrição Curta |
Marca |
Vídeo |
Imagem |
Garantia |
|
Sincronização de Estoque em massa
Na integração com a Webstore é possível atualizar o estoque de vários produtos ao mesmo tempo.
Para realizar a sincronização de estoque, acesse Cadastros -> Produtos e siga os seguintes passos:
- Selecione os produtos que deseja atualizar o estoque.
- Clique na opção Sincronizar estoque do Bling na Loja Virtual
- Selecione a loja configurada desejada.
- Confirme a operação, clicando no botão SIM.
Sincronização de Preço
OBS: O preço considerado para a sincronização é o preço multiloja, ou seja, o preço do "carrinho verde", conforme imagem abaixo.
Para sincronizar o preço do Bling para a Webstore, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Preços do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização. Ao final será mostrado o resultado da mesma.