Veja como é fácil ter o controle financeiro da sua empresa cadastrando as contas a receber no sistema e quais ações podem ser feitas a partir dessa conta.
Você pode cadastrar uma conta a receber de forma manual:
- Acesse o menu Finanças > Contas a Receber
- Clique em 'Incluir Lançamento'
- Adicione as informações que deseja registrar para este lançamento
- Clique em 'Salvar'
Apenas alguns campos são obrigatórios, são eles:
- Cliente, ou quem pagará a conta
- Vencimento
- Valor
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Detalhes dos campos
- Cliente: Digite parte do nome do cliente ou contato que fará o pagamento, ou faça uma busca clicando na lupa de pesquisa
Caso o cliente não esteja cadastrado, clique em '' para adicionar.
Saiba mais - Vencimento Original: É adicionado automaticamente após a conta ser salva, e permanece, mesmo que a data de vencimento (próximo campo) seja alterada
- Vencimento: Data do vencimento desta conta
- Valor: Valor da conta
- Data de emissão: Data em que a conta foi registrada no sistema
- Nº Documento: Número para controle interno da empresa.
- Competência: Momento em que uma venda, custo e/ou despesa ocorreu
Veja mais informações sobre o Regime de Competência - Nº do Banco: É adicionado automaticamente com o número preenchido no cadastro do banco
Veja como cadastrar seu contrato do banco para emissão de boletos - Histórico: Uma descrição da conta pode ser adicionada para controle interno da empresa.
- Forma de pagamento: Meio que será utilizado para efetuar o pagamento.
Veja como cadastrar as formas de pagamentos aceitas pela sua empresa - Portador: Pode ser selecionado com forma de pagamento, ou selecionado manualmente
O portador é o destino final do valor, ou seja, para onde o dinheiro entrará como crédito após receber a conta.
Veja como cadastrar um portador - Categoria: categorias de receitas e despesa, importantes para Relatórios e DRE
- Vendedor: preencha caso a conta tenha sido feita por um vendedor.
Veja como cadastrar vendedores - Ocorrência: Selecione se a conta é única ou recorrente (a mesma conta tem uma frequência: Parcelas, Semanal, Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual.
Saiba mais - Anexos: Você pode anexar um arquivo para ser registrado nesta conta
Após salvar a conta, ela ficará registrada.
Dependendo do vencimento, pode ter as situações:
Atrasada
Em aberto
Paga (Recebida)
Recebida Parcialmente, mas em dia
Recebida Parcialmente e atrasada
Você pode realizar os filtros para visualizar apenas as situações ou outros dados das contas que desejar e realizar uma série de ações nos menus laterais, como:
- Filtrar por Categoria, Situação ou Tipo de Pagamento
- Filtrar por período
- Excluir registros de contas
- Receber contas (dar baixa)
As contas a prazo também podem ser incluídas a partir das vendas, lançando contas.
Lançar e estornar contas de vendas
Veja também:
Como dar baixa parcial em uma conta?