Veja como é fácil ter o controle financeiro da sua empresa cadastrando as contas a receber no sistema e quais ações podem ser feitas a partir dessa conta.
Você pode cadastrar uma conta a receber de forma manual.
- Acesse o menu Finanças > Contas a Receber
- Clique em Incluir Lançamento
- Adicione as informações que deseja registrar para este lançamento e salve.
Apenas alguns campos são obrigatórios, são eles:
- Cliente, ou quem pagará a conta.
- Vencimento
- Valor
Lembrando que, para que a conta tenha o destino correto, depois de paga, é importante adicionar a forma de pagamento e o portador final do valor desta conta (exemplo: Banco X ou Caixa da empresa).
Veja mais detalhes abaixo.
Detalhes dos campos
- Cliente: Digite parte do nome do cliente ou contato que fará o pagamento, ou faça uma busca clicando na lupa de pesquisa
Caso o cliente não esteja cadastrado, clique empara adicionar.
Saiba mais - Venc. Original: É adicionado automaticamente após a conta ser salva, e permanece, mesmo que a data de vencimento (próximo campo) seja alterada.
Vencimento: Data do vencimento desta conta.
Valor: Valor da conta.
Data de emissão: Data em que a conta foi registrada no sistema. - Nº Documento: Número para controle interno da empresa.
Competência: momento em que uma venda, custo e/ou despesa ocorreu.
Veja mais informações sobre o Regime de Competência
Nº do Banco: É adicionado automaticamente com o número preenchido no cadastro do banco.
Veja como cadastrar seu contrato do banco para emissão de boletos - Histórico: Uma descrição da conta pode ser adicionada para controle interno da empresa.
- Forma de pagamento: Meio que será utilizado para efetuar o pagamento.
Veja como cadastrar as formas de pagamentos aceitas pela sua empresa
Portador: Pode ser selecionado com forma de pagamento, ou selecionado manualmente.
O portador é o destino final do valor, ou seja, para onde o dinheiro entrará como crédito após receber a conta.
Veja como cadastrar um portador
Categoria: categorias de receitas e despesa, importantes para Relatórios e DRE. - Vendedor: preencha caso a conta tenha sido feita por um vendedor.
Veja como cadastrar vendedores - Ocorrência: Selecione se a conta é única ou recorrente (a mesma conta tem uma frequência: Parcelas, Semanal, Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual.
Saiba mais - Anexos: Você pode anexar um arquivo para ser registrado nesta conta.
Após salvar a conta, ela ficará registrada.
Dependendo do vencimento, pode ter as situações:
Atrasada
Em aberto
Paga (Recebida)
Recebida Parcialmente, mas em dia
Recebida Parcialmente e atrasada
Veja como fazer uma baixa parcial
Você pode realizar os filtros para visualizar apenas as situações ou outros dados das contas que desejar e realizar uma série de ações nos menus laterais, como:
- Filtrar por Categoria, Situação ou Tipo de Pagamento
- Filtrar por período
- Excluir registros de contas
- Receber contas (dar baixa)
As contas a prazo também podem ser incluídas a partir das vendas, Lançando Contas.
Saiba mais