Gerencie os contratos com seus clientes de maneira integrada e prática, proporcionando maior organização em relação aos serviços acordados, às cobranças e aos prazos estabelecidos.
Para incluir um contrato, acesse o menu Serviços > Contratos > Incluir Contrato.
Ao inserir um contrato, as primeiras informações solicitados serão os dados do cliente:
- Nome do Cliente:
Se o cliente já estiver cadastrado, basta selecionar o nome.
Se não, clique no símbolo à frente, para cadastrar.
Se o nome do cliente que deve ser impresso no contrato diferir do cliente de cobrança, selecione a opção 'Cobrar de Outro Contato', e preencha os dados para cobrança.
- Número: Para controle
- Descrição: Criada para definir a atividade prestada
- Situação:
• Ativo: Para contrato válido
• Inativo: Por um período ou cancelado
• Baixado: Vencido ou cancelado
• Isento: Sem cobrança
• Avaliação: Aguardando aprovação -
Data do Contrato: Data do Contrato
-
Valor: Valor do Contrato
- Data base: Data de início do contrato
Essa data também é utilizada como referência para cobranças, ou seja, as cobranças serão geradas a partir desta data.
- Vencimento:
• No mês corrente: para pagamento antecipado ao serviço
• No mês seguinte: para pagamento posterior ao uso do serviço
• Em dois meses: para pagamento após dois meses de uso - Dia: Dia do vencimento de pagamento
- Periodicidade: Frequência em que as cobranças serão geradas
- Valor total previsto: Valor total calculado com base nos campos
- Impressão de período de cobrança: Esse período de referência de cobrança será incluído nas informações complementares das notas fiscais e nas observações de contas a receber
Para as informações da Nota Fiscal, preencha:
- Se selecionada a opção de 'Gerar nota fiscal - Ao gerar cobrança' será mostrada as informações de nota
- Informações da Nota de Serviço
Configuradas posicionando o mouse sobre o ícone da engrenagem > Todas as Configurações > Serviços > Configurações de NFS-e.
Se as informações de imposto diferirem do configurado, podem ser editados nesses campos do contrato. - Produto ou serviço cadastrado
- Informações complementares, que serão impressas na nota
- Natureza de Operação e CFOP para o serviço ou produto
Clique em 'Dados adicionais' para verificar as opções:
- Tipo de Manutenção:
› Valor: Define-se se o valor do contrato será sempre o mesmo estipulado no campo 'Valor' (em dados do contrato) até o fim do contrato
› Indexação: Se o valor poderá sofrer reajustes - Categoria: se a receita será inclusa em alguma categoria
- Forma de pagamento
- Portador: se o contrato terá um portador cadastrado
- Desconto: Valor a ser descontado do valor do contrato (Mês/Ano término do desconto)
- Mês/Ano término do contrato: Onde será definido o cálculo do Valor total previsto (nos dados)
- Vendedor: Cadastro do vendedor responsável
- Número de parcelas: Campo de número de parcelas para a comissão do vendedor selecionado
- % sobre parcelas: percentual pago ao vendedor
- Emitir ordem de serviço: Se você deseja ou não gerar uma Ordem de Serviço
- Observações: Informações internas da empresa, que não serão impressas no recibo, nem na nota.
- Caso queira adicionar algum anexo, clique em 'Anexos', e clique em 'Anexar Arquivo'
Veja também:
Como gerar cobranças dos contratos?