A transferência caracteriza a circulação de mercadoria, saindo de um estabelecimento com destino a outro da mesma empresa (matriz/filiais).
Exemplo: Uma empresa realiza todas as compras de mercadorias e as recebe no centro de distribuição.
Depois distribui às suas filiais em caráter de transferência de estoque
Lembramos que seu contador deverá ser consultado para confirmar a tributação, CST e CFOP que serão utilizados. |
Em casos de Isenção, Diferimento, Suspensão ou Não Incidência deve sempre destacar o Art. do RICMS que trata de tal beneficiamento, nas Informações complementares da nota.
Por essas particularidades, deverá ser configurada uma natureza de operação específica para a transferência que deseja realizar.
Acesse Preferências > Todas as Configurações > Notas Fiscais > Naturezas de Operação > Incluir Natureza.
- Descrição: Transferência de Mercadoria
- Tipo: Saída
- Abaixo, no ICMS, configure o CST (para Regime Normal) ou CSOSN (para Simples Nacional) e o CFOP da operação deverão ser de Transferência de mercadoria.
O IPI também deverá ser configurado para esse tipo de operação.
|
Feita as configurações, salve a natureza.
Para utilizar a natureza criada anteriormente, com a aplicação das opções na nota fiscal, acesse o menu Vendas > Notas Fiscais, clique em Incluir uma Nota Fiscal e selecione a natureza criada.
Preencha o restante do formulário conforme os dados da operação, salve e emita a nota