Agora você conecta a sua máquina de cartão POS com o painel do Frente de Caixa (PDV) do Bling.
Mas atenção aos requisitos!
* Os planos Cobalto e Mercúrio não possuem máquinas POS inclusas para configuração.
Para estes planos, é necessário contratar uma extensão de máquina POS ou realizar upgrade para um plano que possua máquinas inclusas.
Os demais planos, possuem uma quantidade de máquinas POS que podem ser configuradas:
Titânio: apenas 1 máquina
Platina: até 3 máquinas
Veja nesse artigo:
- Requisitos para configuração da POS no Frente de Caixa
-
Máquina de cartão POS:
1 - Configurar a máquina de cartão POS
2 - Gere e escaneie o QR Code
O que é preciso
-
Essa funcionalidade está disponível para todos os usuários do Bling.
Mas atenção! Para alguns estados, como RS e MT, é obrigatório o vínculo de máquina POS, para o comprovante ser impresso junto da NFC-e, em caso de dúvidas, consulte sua contabilidade.
-
Ter uma máquina de cartão smartPOS
Será necessário fazer download do aplicativo Bling POS na maquininha da adquirente e leitura de QR Code através da câmera da máquina de cartão para autenticar e vincular a POS. -
A configuração aceita adquirentes POS da Vindi, Safra, Cielo, PagSeguro, Stone e Vero
No momento a configuração aceita apenas máquinas de cartão smartPOS da Vindi, Safra, Cielo, PagSeguro, Stone e Vero.Os modelos de Stone aceitos pelo Bling são: Stone e modelo p2.
-
Você precisa ter uma forma de pagamento compatível
Certifique-se de que tem ao menos uma forma de pagamento cadastrada como 'Cartão de crédito' ou então, 'Cartão de débito'.Para verificar, acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Finanças > Gerenciar formas de pagamento'
-
Observações importantes para a maquininha STONE
- O aplicativo ficará disponível em até 3 horas após a confirmação da liberação.
- O terminal deve estar ligado e conectado a internet para que a liberação aconteça.
- Verifique se o sistema possuir atualização disponível em: 'Menu > Ajustes > Verificar atualizações'.
Cumpriu todos os requisitos?
Então agora veja o passo a passo para ativar a sua POS no Bling.
1 - Configurar a máquina de cartão POS
Para ativar sua maquininha, acesse o Frente de caixa no menu 'Vendas > Frente de Caixa':
-
Na tela de nova venda, clique na aba 'Pagamento'
- Encontre o card informativo da POS e clique nele para começar
Em seguida:
-
Selecione a adquirente da máquina de cartão POS
- Em seguida, siga os passos apresentados para configuração
|
|
Ao selecionar a adquirente Vindi, é preciso informar o OTP, sendo um código de segurança fornecido pelo suporte da Vindi.
Cielo, Stone e PagSeguro
Ao selecionar a adquirente Cielo, Stone ou PagSeguro, é necessário:
- Informar o número do estabelecimento comercial (Cielo) ou Número de série da maquininha (PagSeguro)
- Depois, clique em 'Enviar'
Após realizar o envio, será necessário aguardar a validação, que será notificada no ícone de sininho .
Essa validação pode demorar até alguns dias.
Mas não se preocupe! Você pode sair dessa tela e utilizar normalmente o sistema.
Após essa confirmação, o aplicativo Bling POS estará disponível para download na loja de aplicativos da sua maquininha.
Assim que estiver tudo certo, você receberá uma notificação no sininho
Então, retorne para o menu Vendas > Frente de Caixa para continuar com a configuração.
-
No Frente de Caixa, clique na aba 'Pagamento'
-
Em seguida, clique novamente no banner da maquininha
- Depois, selecione a adquirente da Cielo
Depois, siga os passos para a identificação da POS.
2 - Gere e escaneie o QR Code
Após acessar a loja de aplicativos na sua smartPOS, realize os passos abaixo:
-
Instale o aplicativo da Vindi, por exemplo
-
No Bling, clique em 'Gerar QR Code'
- Depois, leia o QR Code no aplicativo, utilizando a câmera da maquininha
De volta ao sistema:
-
Adicione um nome de sua escolha para identificar a sua maquininha de cartão
- Clique em 'Concluir' para finalizar
Em seguida, selecione as formas de pagamentos e os tipos de parcelamento que serão aceitas na POS (a forma de pagamento deve estar previamente cadastrada, conforme requisito):
Forma de recebimento refere-se a como você receberá os valores do adquirente. Consulte seu adquirente para informações sobre o recebimento antes de selecionar a forma desejada.
-
Recebimento parcelado: ao finalizar a transação, a conta será baixada considerando a data de vencimento de cada parcela.
Cada parcela será baixada individualmente, descontando a taxa de processamento.
O lojista recebe os valores do adquirente conforme a quantidade de parcelas escolhidas pelo cliente.
-
Recebimento antecipado: as contas são baixadas com base na data da venda, somando os dias de prazo de recebimento configurados na forma de pagamento, descontando as taxas de processamento e antecipação.
Na antecipação, o valor inteiro da venda (independente do número de parcelas) é recebido pelo lojista.
Tipo de parcelamento refere-se como a compra será parcelada.
Existem dois tipos de parcelamentos, a diferença é a forma que os juros são cobrados. Consulte sua adquirente para informações referentes a juros aplicados.
-
Parcelamento Lojista:
Nessa modalidade, você fica responsável por pagar os juros referentes ao parcelamento da venda e os clientes parcelam as compras sob o valor total da venda, geralmente sem juros.
Caso não opte pela antecipação, você recebe os valores em parcelas fixas, sendo que a primeira vem em até 30 dias após a venda efetuada. -
Parcelamento Emissor:
Nessa modalidade, o parcelamento é por conta da emissora/administradora do cartão do cliente e os juros da transação são acrescentados nas parcelas, que serão pagas pelo cliente.
Para seu adquirente e sua empresa, a transação terá pagamento à vista, as parcelas são gerenciadas pela emissora do cartão.
Após o período definido pelo adquirente, o lojista receberá valor integral da venda, e o cliente pagará as parcelas normalmente.
|
Pronto! A POS estará configurada e pronta para ser utilizada.
Agora o card contém a informação 'Pagamento por POS'.
Depois de configurar a máquina de cartão, veja como fechar a venda com a POS
Perguntas frequentes
Como mudar o tipo de parcelamento em formas de pagamento já vinculadas?
Acesse o ícone do perfil da sua empresa e clique em 'Todas as configurações > Finanças > Gerenciar formas de pagamento'. Em seguida, clique sobre a forma de pagamento.
Role o mouse para baixo até localizar a seção 'Configurações POS'.
Em seguida, altere o tipo de parcelamento e clique em 'Salvar'.
Veja também:
Como configurar máquinas de cartão POS adicionais