A E-Com Plus é uma plataforma de e-commerce completa e tecnológica para quaisquer portes de loja virtual que te ajudará no processo de venda online, gerenciamento de produtos, pedidos e clientes.
Integrada ao Bling, a E-Com Plus permitirá que você sincronize seu catálogo de produtos, mantendo atualizado o estoque e preços entre o Bling e a plataforma e-commerce.
As vendas realizadas na loja virtual também são integradas, ou seja, automaticamente a loja virtual envia o pedido ao Bling contendo todos os dados da venda, inclusive os dados do cliente.
Além disto ainda é possível sincronizar dados de NF-e, e código de rastreio informados no pedido, levando estas informações de volta à loja virtual e notificando o cliente sobre o despacho do pedido.
A API V3 JÁ ESTÁ DISPONÍVELA API v2 foi descontinuada e não receberá mais atualizações. Acesse a documentação da API v3 As integrações API v2 que já estão configuradas, seguirão funcionando temporariamente. Realize a migração para a nova versão o mais breve possível. |
Configuração no Bling
1. Gere a Chave Api
Cadastre o usuário API posicionando o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Todas as Configurações > Sistemas > Usuários e usuário API'.
Na tela de usuários cadastrados clique em 'Incluir um usuário'.
- Escolha a opção 'Usuário API'
- Preencha os campos de nome e e-mail
- Clique em ‘Gerar’, uma nova API key será gerada
Copie este código, pois, ele será usado nos próximos passos no painel da E-Com Plus.
Em 'Permissões' habilite todas as opções de Cadastros, Suprimentos e Vendas.
Clique em 'Salvar'.
Configuração na E-Com Plus
Acesse seu painel E-Com Plus, e clique em 'Aplicativos > Bling ERP'.
Em seguida, clique em 'Instalar'.
Com o código API KEY copiado na etapa anterior, acesse aba de 'Configuração'.
No campo 'Chave da API Bling' cole a API e salve.
Caso você tenha outras multilojas (martkeplaces, lojas físicas ou mesmo lojas virtuais) no Bling, é interessante inserir no campo 'Código da loja no Bling' no painel da E-Com Plus, o Código da loja API Bling.
Caso não tenha, pode deixar esse campo em branco.
Criar loja da E-Com Plus no Bling
Posicione o mouse sobre o ícone da engrenagem e clique em 'Configurações de integrações'.
No campo de busca digite a palavra 'API', e clique sobre a opção de Bling API.
- Insira no campo 'Canal de Venda' o nome E-Com Plus
- Clique no botão 'Salvar'
Clique novamente sobre a integração salva.
Copie o código do campo 'Código da loja API Bling'.
Em seguida, cole no painel da E-Com Plus.
No canto esquerdo, clique em 'Callbacks':
-
Altere o tipo de retorno para 'JSON (urlencoded)'
-
Em 'Callback de estoque' informe a seguinte URL: https://us-central1-ecom-bling.cloudfunctions.net/app/bling/callback?token={APIKEY}&store_id={numeroLojaNaEcom}
- Em 'Callback de pedidos de venda' informe a seguinte URL: https://us-central1-ecom-bling.cloudfunctions.net/app/bling/callback?token={APIKEY}&store_id={numeroLojaNaEcom}
A API Key é o mesmo que inseriu no campo Chave da API Bling no painel da E-Com Plus e numeroLojaNaEcom é o store ID que consta na home do painel da E-Com Plus.
Exemplo: Se sua APIKEY: fce0bn9999ee0e8888a9c99e62b52191f26e999a2aa006a00e e numeroLojaNaEcom: 1011, sua URL de callback será https://us-central1-ecom-bling.cloudfunctions.net/app/bling/callback?token=fce0bn9999ee0e8888a9c99e62b52191f26e999a2aa006a00e&store_id=1011 -
Deixe o 'envio dados em lote' desativado
- Clique em 'Salvar'
Pronto, no Bling está tudo configurado para que sua loja Bling esteja sincronizada com a E-Com Plus.
Integrando E-Com Plus e Bling ERP
Existem algumas configurações que podem ser realizadas conforme o fluxo da loja, uma delas é refletir o status da plataforma, para o Bling ERP, para isso veja o tutorial como configurar novos status no Bling
As demais podem ser feitas diretamente em seu painel E-Com Plus:
- Na aba 'Geral', marque a opção 'Exportar novos pedidos' para enviar todos os pedidos gerados na plataforma, independente do status que ele esteja ao entrar.
- Se quiser que seja enviado apenas os pedidos aprovados, selecione a opção 1 e Apenas pedidos aprovados, ou seja, o pedido será somente criado no Bling, se o status mudar para aprovado, caso contrário não será enviado o pedido e também não haverá reserva de estoque, caso o mesmo esteja pendente, por isso interessante enviar todos os pedidos.
- Caso tenha outros canais de vendas, você pode ativar o campo 'Randomizar número dos pedidos', isso irá inserir número do pedido com 8 dígitos evitando conflitar com outro existente no Bling, ou você pode controlar faixas de pedidos inseridos no Bling, exemplo: a loja virtual irá estar na faixa número do pedido 100 mil até 200 mil, a faixa do marketplace A estará na faixa 0 até 100 mil, o marketplace B na faixa 200 mil a 300 mil e assim por diante.
- Marque a opção 'Exportar novos produtos' para enviar produtos ao Bling automaticamente, assim que criados.
- Marque a opção 'Sobrescrever produtos' para os produtos importados terem todas as suas informações subscritas pelas quais existem no painel do Bling, como por exemplo preço, descrição e estoque, se você altera a descrição no Bling, essa opção é valida ativar.
- Marque a opção 'Importar estoques', caso o seu controle de estoque ocorra no Bling, necessário ter opção callback de estoque configurada. Além disso, sugerimos que desabilite a função 'Controle automático de estoque' dos produtos na plataforma.
- Marque a opção 'Exportar estoques', caso o seu controle de estoque seja na plataforma E-Com Plus, callback de estoque não terá efeito, logo desativado.
- Marque a opção 'Exportar preços' para que quando alterar um preço na plataforma, o mesmo seja enviado ao Bling.
Clique em 'Salvar'. - Se você quiser que o estoque venha de apenas um depósito, entre em contato com a plataforma pelo suporte da comunidade que faremos uma busca na API do Bling e te passaremos a lista com os IDs dos depósitos, assim poderá escolher e inserir no campo.
- Clique em 'Salvar'.
Configurando informações dos pedidos
Na aba 'Configuração para novos pedidos no Bling', você configura informações enviadas em todos os pedidos, caso tenha alguma informação única que queira enviar e não esteja aí, nos informe no suporte que verificamos a possibilidade de inseri-la, apenas para você.
Identificar Vendedor - Insira o nome do vendedor cadastrado no Bling
Cadastrar Natureza da Operação - Insira a natureza da operação, caso tenha uma específica para todos os pedidos, ou coloque uma ao enviar determinado pedido manualmente, ou deixe em branco.
Fixar Frete - Insira o frete fixo que deseja enviar em todos os pedidos, interessante para empresas que faturam apenas o valor do pedido, sem considerar o frete (a cargo do comprador), nesse caso, coloque como zero, que em todos os pedidos o frete será enviado como zero. Se ficar em branco, por padrão todos os preços de frete são enviados.
Importação - Exportação de produtos / Pedidos manualmente
Se houver produtos ou pedidos que deseja exportar ou importar entre as plataformas, vá em Exportação/Importação manual e informe as informações nos locais informados abaixo.
- No caso de produtos a exportar, basta digitar o nome do produto e selecionar ele pela integração.
- No caso de produtos a importar é necessário digitar o sku dele.
- Não há como trazer pedidos do Bling para a plataforma, quando importa pedidos, é trazido apenas informações presentes nele como status, nfe e código de rastreio para um pedido equivalente na plataforma.
Logs de processos
No aplicativo na E-Com Plus existe o acompanhamento dos logs. Dessa forma, você pode verificar o que causou a falha ou consultar se o envio foi concluído corretamente. Os retornos 200 e 201 quer dizer que a comunicação foi feita com sucesso!
Suporte
As operações dessa integração são realizadas via API.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para suporte@e-com.club se não for cliente, se for envie pela comunidade a dúvida.