ESSA FUNCIONALIDADE SERÁ DESCONTINUADA EM BREVE A tela de emissão de NFC-e sem pedido de venda possui algumas limitações, por isso, decidimos descontinuá-la e investir nosso desenvolvimento de melhorias e novas funcionalidades no módulo ‘Frente de Caixa’.
Sua experiência de emissão de NFC-e será mais completa, veja como fazer |
Para realizar a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, é necessário ter todas as configurações de emissão de NFC-e no sistema. Também, é preciso estar credenciado na SEFAZ de seu estado.
Como configurar o sistema para emissão de NFC-e?
Para iniciar o processo de emissão no módulo de NFC-e, acesse Vendas > Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) > Incluir NFC-e.
Em seguida, será exibido o formulário da NFC-e e o Bling fará uma verificação no seu certificado digital. Se o certificado não estiver conectado e/ou corretamente configurado, não será possível emitir a nota.
O formulário da nota fiscal de consumidor é dividido em 4 telas, sendo elas Produtos, Cliente, Pagamento e Leitor.
Produtos
Na primeira tela, é possível inserir manualmente os produtos que farão parte da nota fiscal, informando seu código ou descrição.
Depois de inserido, o produto será listado à direita da tela, onde será armazenado e poderá ser editado.
Ao clicar para editar um item, é possível inserir uma porcentagem de desconto e a quantidade a ser comercializada. Para editar um item, basta clicar sobre ele ou no símbolo do lápis.
Leitor
A inserção de itens também pode ser feita por meio da leitura do seu código de barras que deve estar previamente cadastrado no produto na tela de Leitor.
Cliente
Depois de inserir todos os produtos da venda, podemos passar para a tela 'Cliente', onde os dados do cliente podem ser inseridos.
Nas NFC-es é possível emitir a nota sem preencher os dados do cliente, assim será emitido como Consumidor Final.
Caso o cliente queira informar seus dados na nota, basta selecionar o tipo de pessoa, entre Física, Jurídica e Estrangeiro e então informar os dados.
Na opção 'Completar e cadastrar contato', é possível inserir todos os dados do contato.
Uma vez inseridos , o contato será cadastrado no sistema (se a nota for emitida ou salva).
Pagamento
Acessando a seção 'Pagamento', o sistema informa o total a ser pago e possibilita que seja informado o valor recebido, a forma e a condição de pagamento.
A condição de pagamento é utilizada para definir as parcelas que serão inseridas na nota e no controle financeiro realizado pelo sistema.
Alguns exemplos de utilização:
- À Vista: Preencha o campo com 0
- Parcelas mensais: Preencha o campo com o número de parcelas, seguido de um X, como 5x para cinco parcelas.
- Parcelas curtas: Preencha o campo com os dias das parcelas, seguido de um espaço e outro número, como 0 15 30, para uma parcela à vista, segunda parcela para 15 dias e terceira parcela para 30 dias.
Se a forma de pagamento for Cartão de Crédito ou Débito
, para a NFC-e, é necessário informar o CNPJ da credenciadora. Para cada operação com cartão, será gerado pela operadora/credenciadora um código de autorização da operação. Esse código pode ser obtido na via do estabelecimento impressa pela máquina de cartão.
Informe esse código na observação da parcela da NFC-e antes de emitir a nota.
O código da autorização da operação deverá ser informado a cada venda realizada.
Após finalizada a inserção dos dados solicitados nesta tela, pode-se emitir a nota e para isso basta clicar em 'Salvar'.
O processo executado por este botão salva a nota e realiza o processo de emissão da mesma.
Se houver algum erro com a emissão da nota, o sistema apresentará na tela a mensagem da rejeição , retornada pela Sefaz do seu estado, caso contrário a mensagem de sucesso será apresentada.
Caso a nota fiscal apresente algum erro e fique como 'Rejeitada', será preciso emiti-lá novamente. |